Por hora, 16 pessoas são internadas em São Paulo por causa do cigarro
A cada hora, 16 pessoas são internadas no estado de São Paulo por causa do cigarro.
Este número assusta, e mostra que mesmo quem não fuma acaba pagando por esta sobrecarga nos hospitais públicos.
Só no estado de São Paulo, 19% das internações de pessoas com mais de 35 anos estão relacionadas às doenças causadas pelo cigarro. Por ano, o gasto com essas internações chega a R$ 380 milhões.
Avisos não faltam. Basta dar uma lida no maço para descobrir que a cada tragada o fumante inala 4,7 mil substâncias tóxicas. A Organização Mundial da Saúde relaciona pelo menos 55 doenças ao cigarro. São problemas cardíacos, respiratórios, de circulação, e vários tipos de câncer. A consequência disso é um número muito alto de internações.
Um levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo revela que 19% do total de internações de pessoas com mais de 35 anos estão relacionadas a doenças causadas pelo cigarro. Isso significa dizer que, a cada hora, 16 pessoas são internadas em hospitais públicos do estado por causa do cigarro.
As internações duram, em média, sete dias. E uma em cada dez pessoas acaba morrendo após esse período.
“Há uma pré-disposição individual muito grande. Então algumas pessoas levam mais tempo para desenvolver a doença. Mas é só uma questão de tempo. E algumas pessoas com 5 cigarros por dia já podem ter muito em breve doença”, diz Sílvia Von Tiesenhausen de Sousa Carmo, cardiologista.
A cidade de São Paulo é a segunda capital com o maior percentual de fumantes: 14,1%. Só perde para Porto Alegre, onde 16,4% é fumante.
Fonte: G1