• 12 NOV 14
    NY vai deixar de prender portador de até 25 g de maconha

    NY vai deixar de prender portador de até 25 g de maconha

    Em mudança importante na política contra as drogas em Nova York, a prefeitura da cidade anunciou nesta segunda-feira (10) que deixará de prender pessoas que forem flagradas com até 25 gramas de maconha.

    Em vez disso, elas receberão uma notificação para comparecer à Justiça e, se consideradas culpadas, terão de pagar uma multa de US$ 100. Se o flagrante voltar a ocorrer, o valor sobe para US$ 200.

    A nova regra começa a valer no dia 19 de novembro.

    A polícia ainda poderá prender quem for flagrado fumando em público, tenha intenção de vender a droga, tenha antecedentes criminais ou esteja fumando em locais especiais, como escolas.

    “A maconha ainda é contra a lei na cidade de Nova York”, afirmou o chefe da polícia de NY, William Bratton. “Para quem quiser evitar a intimação judicial, é simples: apenas não faça.”

    Os milhares de detenções por posse de maconha na cidade eram alvo de reclamações de ativistas. Só no ano passado, foram mais de 28 mil prisões. Agora, o prefeito da cidade, Bill de Blasio, afirma ter ouvido os protestos.

    “Muitos nova-iorquinos sem antecedentes criminais foram presos por posse de pequenas quantidades de maconha”, afirmou Blasio. “As comunidades negra e latina foram desproporcionalmente afetadas.”

    Um estudo do Queens College aponta que 86% das prisões por posse de maconha em Nova York nos primeiros oito meses de 2014 tiveram como alvo pessoas negras ou hispânicas.

    O prefeito afirmou ainda que uma prisão por esse motivo pode perseguir os cidadãos por toda a vida. “Uma ficha na polícia prejudica suas chances de conseguir um bom emprego, de comprar uma casa, de conseguir um empréstimo estudantil”, disse. “Teremos menos prisões desnecessárias.”